HISTÓRIA
A Quinta da Chouza, situada em Fermil de Basto, na sub-região de Basto dos Vinhos Verdes, tem o privilégio de ser um espaço bafejado por um terroir natural e idílico para a obtenção de vinhos brancos e espumantes de elevada qualidade, com marca CHÃO DO RIO.
Os vinhos aqui desenhados revelam uma acidez destacada, envolvidos em notas florais firmes com uma tenacidade a fruta cítrica, que em conjunto, lhes conferem elegância e harmonia.
O processo de vinificação é desenvolvido na adega da quinta, dotada da tecnologia necessária para procurar respeitar e preservar os métodos mais adequados na elaboração de vinhos verdes, que tanta fama granjearam.
A Quinta da Chouza dispõe de um ribeiro que culmina numa magnífica praia fluvial. Em seu redor, a edificação dos moinhos, com quedas de água, permitem fruir de um espaço de pleno sossego rodeado por um frondoso bosque de carvalhos.
Na sua vertente turística, a quinta disponibiliza apenas 4 quartos a que se junta uma piscina exterior, churrasqueira, cozinha, forno para os mais idílicos momentos passados em plena privacidade.
INFORMAÇÃO TÉCNICA
Classificação: Colheita Selecionada
Castas: Arinto (60%) e Trajadura (40%)
Região: Vinhos Verdes, Sub-Região de Basto
Notas de Prova:
Cor: Amarelo citrino
Aroma: Frutado e harmonioso
Paladar: Ácido e mineral
Final de Prova: Notas florais e fruta (limão, laranja, maçã e pera)
Enologia: vinificado em cubas de inox com decantação estática de 48 horas e contacto controlado com as borras
Análises:
Teor de álcool – 12,5%
Acidez Total – 7,9 g/L
pH – 3,08
Açúcar – <1,5 g/L
Modo de Servir: servir a uma temperatura de 8ºC e consumir a 10ºC como acompanhamento de entradas, acepipes, marisco, peixe e carnes brancas
Produtor/Engarrafador: Francisco Paulo Oliveira
Enólogo: Rui Coutinho